segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Resposta a pintura de bromélia brasileira:Livro Bromélias na Natureza.

Aos amigos que perguntaram sobre o livro: A obra “Bromélias na Natureza” é um tratado sobre as bromélias brasileiras e seus ambientes naturais dentro do Brasil. Os autores Elton Martinez Carvalho Leme, especialista em bromélias e Luiz Claudio Marigo, fotógrafo nacional e internacional, desenvolveram um trabalho científico fotográfico de qualidade. Este livro foi publicado também em inglês sob o titulo: “Bromeliads in the Brazilian Wilderness” . Foi editado por Marigo Comunicação Visual limitada.
Como professora de biologia muitas vezes utilizei este livro maravilhoso. Quando comecei a pintar usei algumas de suas fotografias como inspiração. Não são as pinturas reproduções perfeitas das fotos. O óleo usado para pintar e a vontade do artista modificam a realidade. Não considerem minhas pinturas de acordo com a realidade natural, apenas são um desenho artístico muitas vezes modificado em cores, sombras, etc. Por este motivo sempre coloco a referência do livro e seus autores. Não quero invadir os direitos da editora,  nem dos autores pelos quais tenho verdadeira admiração. De todas as  maneiras agradeço as perguntas que recebi por e-mail, porém fica claro que uma obra de arte, uma pintura a tinta óleo, é produto da imaginação do artista, que neste caso de minhas bromélias, utilizou como inspiração umas belíssimas fotos de Luiz Claudio Marigo.
Vejam um scanner da capa do livro para, procurá-lo nas livrarias. Um abraço da amiga Acadêmica Dea Cirse Garcia Coirolo.

Fotógrafo Luiz Claudio Marigo



Especialista em bromélias Elton Martinez Carvalho Leme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário